Mulheres e Tecnologia: Sim, nós podemos!

Pouco sabemos sobre mulheres na área de tecnologia, parece que não temos grandes nomes femininos na área da computação, porém essa concepção está errada, tivemos diversas mulheres muito importantes na área e que contribuíram muito para o desenvolvimento da tecnologia. Veja alguma das mulheres que se destacaram no mundo da informática.

Condessa de Lovelace


Reconhecida como a primeira programadora da história, Lovelace  ajudou o colega Charles Babbage a desenvolver uma máquina analítica, desenvolveu o algorítimo de Bernoulli, ficou conhecido como o primeiro algorítimo da história. A máquina que ajudou a criar só foi criada depois de anos da sua morte por na época não existir tecnologia suficiente. Uma das linguagens de programação  estruturada  recebem o seu nome: ADA, referência a uma das personagens mais importantes na história da computação.

Mary Kenneth Keller



A primeira mulher na história a conseguir um doutorado em ciência da computação e a primeira doutora da área em todo o país junto com Irving Tang, Mary Kenneth foi uma freira norte-americana, se formou na Universidade de Washington, nos EUA, recebeu seu diploma em 1965, mas desde 1958 já trabalhava em oficinas de informática. Sua contribuição foi fundamental na criação da linguagem BASIC, criada com fins didáticos, ela via os computadores como uma ferramenta educacional. Ela escreveu quatro livros sobre programação e computação que até hoje são utilizados como referência.

Carol Shaw 



Carol Shaw foi a primeira mulher desenvolvedora de jogos na história, nascida no Vale do Silício sempre esteve envolvida com a tecnologia ali existente, formada em ciência da computação na universidade de Berkleym foi uma das funcionários originais da Atari, trabalhou pouco tempo na empresa, logo após foi contratada pela Activision e participou de um dos maiores clássicos dos games: River Raid. Carol Shaw se tornou inspiração para mulheres entrarem na área de desenvolvimento de jogos. Em seu currículo estão: 3D Tic Tac Toe (primeiro jogo criado por uma mulher), Super Breakout e Happy trails.

Referências Bibliográficas










Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As garotas do ENIAC

Tim Berners-Lee – O criador da Word Wide Web